segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Esmalte, beleza e saúde (Aprenda a manter as unhas bonitas sem deixar a saúde de lado)

Oi meninas! Tudo bem?

Sei que estou sumida, mas a vida está uma correria e acredito que vocês entendam porque passam pelo mesmo problema rsrs. De qualquer forma, hoje estou passando por aqui para publicar a matéria que a nossa querida Ana Paula Silva, mais conhecida como Paulette, fez para um trabalho de faculdade.
Em um veículo voltado para o público feminino, nada melhor do que falar sobre a febre dos esmaltes, né? Eu fui uma das fontes utilizadas! =D

Segue abaixo para que vocês mesmas possam ler. Não consegui postar as fotos que ela usou na matéria, mas depois volto para incluir essa parte.



Esmalte, beleza e saúde
Aprenda a manter as unhas bonitas sem deixar a saúde de lado

 
Unhas bem tratadassão sinônimo de sensualidade, beleza, paixão e vaidade, por isso, quando surge alguma mudançaem sua estética as mulheres logo se preocupam. Manchas brancas, micose e unhas encravadas são alguns destes problemas mais frequentes.

A podóloga da Vita Derme, Mayara Souza, 19, explica quais são os cuidados necessários para se manter com as unhas sempre saudáveis. “A cutícula nunca deve ser retirada totalmente e também é necessáriodeixar as unhas sem esmalte por pelo menos dois dias para que elas respirem”, explica.

Segundo dermatologistas, outro erro comum que coloca em risco a saúde das mulheres é o uso coletivo dos materiais de manicure. “A falta de esterilização ou higienização dos objetos pode causar doenças como:hepatite C, pitiríase versicolor e Aids, por isso as pessoas devem levar todos os materiais quando forem ao salão fazer as unhas, desde a toalha até a lixa. Isso porque o compartilhamento de objetos pode facilitar a transmissão de fungos e bactérias. A lixa e a espátula, assim como o palito de madeira, são meios de transmissão de fungos, que acarretam doenças, como a micose, por exemplo.", explica a dermatologista Vânia Piccinini, em entrevista ao site Acessa.com.

BELEZA SEM COMPROMETER A SAÚDE

A jornalista Elisa Viana, 23, vive a febre dos esmaltes que tomou conta das mulheres brasileiras e já coleciona102 deles, todosde cores diferentes. Mesmo com sua paixão pelos desenhos, adesivos, marcas, cores e novas coleções, ela não abre mão de cuidar da saúde de suas unhas. “Eu passo uma cera especial para reduzir as cutículas, assim evito tirá-las com alicate toda semana. Além disso, passo azeite nas unhas e nunca uso esmalte sem antes passar uma base com vitamina”, conta a jornalista.

A sua coleção começou a ser formada ainda na adolescência.“Estava no ensino médio, tinha 16 anos, aquela era numa fase mais rock androll da minha vida, minhas unhas eram enormes e sempre as pintava de preto”. Nessa época Elisa tinha apenas 15 esmaltes. Quando entrou na faculdade a falta de tempo fez com que ela deixasse essa fase “esmaltistíca” de lado,mas após se formar conheceu Dayane uma amiga de trabalho louca por esmaltes que a fez voltar a cuidar das unhas. Hoje a jornalista confessa que não vive sem os esmaltes. “Me sinto muito bem quando minhas unhas estão bonitas. Da mesma forma que quando estou sem esmalte, com muita cutícula ou com o esmalte descascando tenho vergonha, me sinto praticamente nua (risos). Além disso, é maravilhoso poder experimentar cores diferentes, combinações, desenhos, adesivos e todas as coisas que as lojas nos proporcionam hoje em dia”.

Um comentário: